No último dia 27 de março, data em que comemora-se o Dia Mundial do Teatro, a Cia de Artes Evolução realizou três apresentações, no Centro Educacional Cora Coralina, em Porto Velho.
O Teatro é uma arte milenar, e desde a antiguidade essa arte sempre foi usada para expressar e divulgar a cultura de diversos povos. Criado em 1961, o Dia Mundial do Teatro é celebrado, exatamente no dia 27 de março, dia em que foi inaugurado o Teatro das Nações, em Paris, na França.
Para comemorar em grande estilo esta data, o Centro Educacional Cora Coralina recebeu, mais uma vez, a Cia de Artes Evolução, com o projeto O Teatro Vai à Escola.
O projeto foi criado em 2009, com o intuito de levar cultura, arte e entretenimento para dentro das escolas de Porto Velho. O trabalho acontece todos os anos, no decorrer das atividades escolares. Neste ano o projeto teve início no dia 3 deste mês, na escola Pequenos Talentos, na zona sul de Porto Velho. No dia 15 foi desenvolvido na Escola Municipal Bom Jesus. E no dia 27/03, foi a vez do Cora Coralina, instituição que já é parceira da Cia Evolução e se preocupa em oferecer arte e momentos culturais aos seus alunos.
Foi um dia diferenciado, com muita alegria e aprendizado para os estudantes, que puderam prestigiar e também participar das apresentações do espetáculo As Aventuras de Vô Capistana, realizadas pela Cia Evolução. Foram três sessões do espetáculo, para atender a todos os estudantes. Pela manhã, as apresentações aconteceram às 8h30 e 10h30. Na parte da tarde, às 14h30.
As crianças se divertiram com os fatos narrados por Vô Capistana, como afirmou a pequena Ana Clara, do 5º Ano: “Eu assisti o espetáculo, ele foi engraçado e muito divertido. Ele me “entreteu” bastante. Eu aprendi que ele contou a história do seringueiro. Eu gostei muito”.
As Aventuras de Vô Capistana é um espetáculo no formato de contação de história que aborda a realidade, mitos e lendas da Amazônia, por meio da narrativa de um personagem típico de Rondônia, o qual conhecemos como seringueiro. Nesse trabalho são expostos fatos narrados por Vô Capistana, um senhor que dedicou a vida ao seringal.
As escolas que tiverem interesse em receber a Cia Evolução, devem entrar em contato pelo telefone (69) 99308-6488, para mais informações e agendamento.